Controle de ponto
Relógio de ponto: o que é e que tipos existem
Você sabe o que é e quais os tipos de relógio de ponto? Entenda como utilizar cada um e descubra qual é o melhor para usar na sua empresa!
Controle de ponto
Você sabe o que é e quais os tipos de relógio de ponto? Entenda como utilizar cada um e descubra qual é o melhor para usar na sua empresa!
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Lukas Letieres
HR Consultant
13 de dezembro, 2022
Sabemos o quanto é importante realizar o controle de ponto dos funcionários. E ao falar nesse assunto, possivelmente o relógio de ponto é uma das primeiras coisas que vem à sua mente, certo?
Esse é um tema que traz diversas dúvidas tanto para os funcionários de RH como para os outros colaboradores da empresa. E, agora principalmente com a ascensão do home office, vem surgindo novas questões sobre como monitorar o horário dos funcionários nesse novo regime de trabalho.
Por isso, preparamos um artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre o relógio de ponto. Vamos entender sua importância e como integrá-lo a um software de RH. Vamos lá?
O relógio de ponto é um tipo de registro de ponto utilizado em várias organizações ao redor do mundo. Tem o objetivo de monitorar a jornada de trabalho dos colaboradores.
Com ele, os funcionários conseguem marcar o horário de início e fim do expediente. Além de suas pausas no meio do dia, como o horário de almoço, por exemplo.
Segundo a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), empresas com mais de 20 funcionários devem realizar a marcação do ponto. Esta definição é independente da forma que optar para isso.
A princípio, monitorar o horário dos funcionários pode ser visto como algo ruim para os colaboradores. Principalmente para aqueles que trabalham em empresas com horário flexível.
Porém, esse controle traz benefícios não só para a organização como também para o próprio colaborador, garantindo uma relação de trabalho mais segura e transparente para ambos os lados.
Veja alguns dos pontos mais importantes para a marcação do ponto dos funcionários:
A lei impõe algumas regras em relação às horas extras. Por isso, é essencial que a empresa possa monitorar se seus funcionários estão trabalhando mais do que o tempo diário estipulado.
Com isso, é possível realizar o pagamento dessas horas de forma correta e evitar possíveis processos trabalhistas relacionados a elas.
Com o monitoramento do ponto, tanto a empresa possui as informações que necessita para realizar a gestão de pessoas, como o funcionário também tem acesso aos dados de trabalho. Com isso, ele pode reivindicar os seus direitos, caso necessário.
Tendo todas as informações de forma transparente e confiável, a empresa consegue trabalhar dentro das regulamentações da CLT e acaba evitando processos trabalhistas.
Por isso, além de prevenir gastos desnecessários, ainda poupa a empresa e o RH de muita dor de cabeça.
De acordo com a CLT, existem vários tipos de relógio de ponto que podem ser escolhidos pelas empresas para realizar o monitoramento da jornada de trabalho de seus funcionários, sendo eles:
Esse modelo é mais antigo, porém ainda comum em algumas empresas menores. Nesse tipo de controle, o funcionário insere seu cartão de ponto no relógio, que irá imprimir o horário no cartão.
Esse relógio é mais barato, porém menos seguro, pois não garante que é realmente o funcionário que está ali marcando o horário.
Nesse tipo de relógio, os funcionários devem utilizar um cartão magnético que, ao aproximá-lo do local indicado no relógio, marcará automaticamente o horário que o colaborador está chegando ou saindo do expediente ou almoço.
Geralmente, esse cartão é o próprio crachá entregue para os funcionários logo na sua entrada na empresa. Nele deve haver uma tarja magnética ou código de barras com os dados do funcionário, que será usado para marcar o ponto em um sistema.
Como o próprio nome já diz, com esse relógio de ponto o funcionário vai marcar seus horários ao inserir uma senha no sistema sempre que chegar ou sair.
Essa senha deve ser individual e cadastrada por cada funcionário no sistema, para que a marcação seja realizada de forma correta.
Esse é um dos modelos de marcação de ponto mais seguros para a empresa, já que garante que é realmente o funcionário que está marcando o seu horário.
Nesse sistema, o funcionário deve usar sua impressão digital para marcar os horários. Existem ainda alguns sistemas que utilizam biometria facial para esse processo.
Essa é a forma mais tecnológica de marcação de ponto, na qual o funcionário pode registrar seus horários de trabalho estando em qualquer lugar, seja na empresa ou em casa. Para isso, basta ter acesso a um notebook, smartphone ou tablet com internet e marcar o seu horário no sistema.
Desde 2011, quando o Ministério Público do Trabalho (MPT) publicou a Portaria 373, o uso de pontos alternativos passou a ser válido. Com isso, os relógios de ponto puderam se digitalizar, trazendo o registro de ponto online para a realidade de muitas empresas.
Com esse tipo de tecnologia, o registro pode ser feito de qualquer lugar e não somente na sede da empresa. Isso contribuiu muito para o monitoramento pelas empresas que adotaram o modelo home office e híbrido para seus funcionários, que, muitas vezes, moram em um estado ou país diferente do escritório.
E para dar ainda mais segurança e confiabilidade para os dados, alguns softwares, como o de Sesame, possuem um sistema de reconhecimento facial e geolocalizado. Assim, a empresa tem a certeza de que é o próprio funcionário que está marcando seu horário, além de saber exatamente onde ele está no momento.
Agora você já conhece como funciona o registro de horário de trabalho com o relógio de ponto. Aproveite para saber mais sobre controle de ponto para aplicá-lo na sua empresa em nosso blog. Continue conosco.