Controle de ponto
Relógio de ponto digital: a melhor solução para o controle da jornada de trabalho
O relógio de ponto digital é uma das soluções mais eficientes para o controle horário dos funcionários. Descubra quais são os benefícios!
Controle de ponto
O relógio de ponto digital é uma das soluções mais eficientes para o controle horário dos funcionários. Descubra quais são os benefícios!
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
14 de abril, 2025
Imagine poder simplificar e agilizar a gestão do controle de ponto de trabalho da sua equipe, eliminando papeladas e manuais demorados. Pois essa já é a realidade de muitas empresas que optaram pela tecnologia do relógio de ponto digital.
A ferramenta causou uma revolução ao tornar mais preciso e automatizado o registro das informações de ponto dos colaboradores. O processo utiliza técnicas biométricas, como o reconhecimento facial ou a leitura de impressões digitais, para garantir uma identificação segura e confiável.
Além disso, ele permite um controle mais eficiente das horas trabalhadas, com relatórios detalhados, evitando erros, multas e gastos desnecessários ou tempo perdido.
O app de ponto digital é um equipamento que automatiza o processo dos controles de presença e ausência, substituindo métodos manuais, como, por exemplo, os cartões de ponto em papel. Ele pode ser:
Trata-se de um sistema automatizado. Isso vale para terminais físicos ou aplicativos de celular. Veja como funciona o ponto eletrônico digital:
Optar por um relógio de controle de ponto digital é sinônimo de diversas vantagens para a empresa, como, por exemplo:
No mercado brasileiro, existem diversos modelos de ponto eletrônico digital, como:
A obrigatoriedade de registro de ponto se aplica a empresas com mais de 20 funcionários. Vale ressaltar que as empresas têm flexibilidade na escolha do tipo de sistema de controle de ponto.
Para garantir o cumprimento das normas trabalhistas referentes ao controle de jornada de trabalho, é fundamental conhecer as regras estabelecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em relação ao uso do relógio ponto. Observe algumas:
Sim, o relógio de ponto precisa ser homologado no Brasil e essa homologação é feita pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso garante que o equipamento atenda aos padrões técnicos necessários.
Um relógio de ponto precisa armazenar diversas informações relacionadas à jornada de trabalho dos funcionários para cumprir as regulamentações trabalhistas e permitir o correto registro da carga horária. Confira algumas:
O relógio de controle de ponto digital deve registrar o momento em que o funcionário inicia e encerra sua jornada de trabalho.
Cada registro deve estar associado a um funcionário específico, identificado por meio de um número de matrícula, cartão de proximidade, biometria ou outra forma de identificação.
A data em que o registro foi feito deve ser armazenada para controle da jornada diária e acompanhamento ao longo do tempo.
O sistema deve calcular o total de horas trabalhadas pelo funcionário no período registrado e armazenar essa informação.
Além das entradas e saídas, o relógio de ponto digital deve armazenar dados relacionados a pausas para refeições, horas extras, faltas, justificativas.
Em alguns casos, pode ser necessário armazenar uma assinatura eletrônica do funcionário para validar o registro.
Agora que você já conhece as vantagens do relógio de ponto digital, está mais preparado para tomar uma decisão estratégica. Lembre-se de que alguns softwares, como o Sesame, oferecem versão gratuita para teste — uma ótima oportunidade para avaliar a usabilidade antes da contratação.
Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.