Gestão documental
Telegrama de desligamento: como elaborar e enviar corretamente
Uma demissão pode ocorrer de diversas formas, como por um telegrama de desligamento. Continue lendo para descobrir.
Gestão documental
Uma demissão pode ocorrer de diversas formas, como por um telegrama de desligamento. Continue lendo para descobrir.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
7 de julho, 2023
Você sabia que o telegrama de desligamento é uma ferramenta importante para formalizar a saída de um funcionário de uma empresa? Se você é responsável pela gestão de pessoas ou está prestes a sair de uma empresa, é fundamental saber como elaborar e enviar corretamente o telegrama de desligamento.
O telegrama de desligamento é um documento formal que comunica ao empregador a decisão do funcionário em deixar a empresa. Ele deve conter informações como a data de saída, o motivo do desligamento e o agradecimento pela oportunidade de trabalho. É importante destacar que o telegrama de desligamento tem valor jurídico e pode ser usado como prova em caso de disputas trabalhistas.
Para elaborar o telegrama de desligamento, é fundamental seguir algumas etapas. Primeiro, é necessário informar a data de saída e o motivo do desligamento. Em seguida, é importante agradecer pela oportunidade de trabalho e destacar as experiências adquiridas durante o tempo em que esteve na empresa. Por fim, o documento deve ser assinado e enviado para o empregador.
Vale lembrar que o telegrama de desligamento deve ser enviado com antecedência e preferencialmente por meio de um cartório ou empresa de correios, para que se tenha uma comprovação de envio.
Agora que você já sabe como elaborar e enviar corretamente o telegrama de desligamento, não deixe de se informar sobre todos os seus direitos e deveres trabalhistas. Acompanhe nossos conteúdos e esteja sempre preparado para tomar decisões importantes em sua carreira.
Seguindo essas dicas, você pode elaborar um comunicado de desligamento de funcionário de forma correta e eficiente.
Se você está pensando em pedir desligamento da empresa em que trabalha, é importante ter em mente que existem diversas formas de comunicar essa decisão. Uma delas é enviar uma mensagem para a empresa, por meio de aplicativos de mensagens como o WhatsApp ou o Telegram.
Confira a seguir os pontos-chave para enviar uma mensagem pedindo desligamento da empresa:
Lembre-se: uma mensagem pedindo desligamento da empresa deve ser formal e educada, mesmo que seja enviada por meio de aplicativos de mensagens. Além disso, é sempre importante manter uma boa relação com a empresa, afinal, você nunca sabe quando poderá precisar dela novamente no futuro.
Se você é um dono de empresa ou gestor de recursos humanos, é importante saber como funciona a demissão por telegrama. Esse tipo de demissão é uma forma rápida e legalmente válida de encerrar o contrato de trabalho de um funcionário.
Pontos-chave:
O telegrama de desligamento deve ser enviado de forma correta e respeitando os prazos legais. De acordo com a legislação trabalhista brasileira, o telegrama deve ser enviado com antecedência mínima de 30 dias em caso de demissão sem justa causa.
Em casos de demissão por justa causa, o telegrama pode ser enviado imediatamente. Além disso, é importante que o telegrama seja enviado por meio de um serviço de entrega com comprovante de recebimento, como o Sedex.
Após o envio do telegrama, é importante providenciar a documentação necessária e efetuar o pagamento das verbas rescisórias. Entre as documentações necessárias estão o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), a guia do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a guia do seguro-desemprego (caso o funcionário tenha direito).
Tenho mais de 12 anos de experiência em Recursos Humanos. Sou orientada para o cliente interno e externo, especializada na definição e implementação de políticas de RH e na gestão de pessoas, seleção e retenção de talentos.