Tendências de RH

Por que você deveria usar o endomarketing na sua empresa?

Entenda o que é Endomarketing e seus benefícios para as empresas. Veja ainda as principais estratégias para adotar na sua organização!

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Marcos Lopez

HR Consultant

Endomarketing

15 de março, 2023

O endomarketing é uma das maneiras mais eficazes para reduzir o turnover e atrair profissionais altamente qualificados. Esta estratégia ajuda na criação e desenvolvimento de uma imagem positiva da empresa, e onde qualquer funcionário gostaria de trabalhar.

Empresas com endomarketing bem trabalhado costumam ter facilidades na hora do recrutamento e atração de talento. Continue a leitura e descubra as inúmeras vantagens em adotar o endomarketing e quais são as suas principais estratégias.

O que é endomarketing?

Na tradução da palavra, endomarketing quer dizer marketing institucional ou marketing interno.

Podemos dizer que se trata de um conjunto de ações e estratégias voltadas para os funcionários, revendedores, acionista e outros que fazem parte do público interno da empresa.

Estas ações visam melhorar a imageme da empresa, fidelizar seus colaboradores e criar uma equipe motivada, o que acaba reduzindo o turnover e aumentando o engajamento.

Por que trabalhar o endomarketing?

Toda empresa deve acreditar que um de seus melhores e mais importantes aliados é um colaborador satisfeito. Afinal, ouvir de uma pessoa que o local onde trabalha é confiável e trata bem seus funcionários é o melhor marketing que uma organização pode ter.

No mercado de trabalho competitivo em que vivemos, o poder de escolha dos consumidores e dos profissionais está muito maior. Por isso, certamente eles irão escolher o lugar que melhor os tratar, tanto para comprar como para trabalhar.

Desta maneira, é muito importante manter seus funcionários engajados, informados e comprometidos com os resultados, e este é o papel do endomarketing. A imagem da empresa é um ponto muito importante para a geração Z de trabalhadores.

Vejamos agora algumas estratégias para aplicar o endomarketing e obter maiores resultados.

Estratégias de endomarketing para sua empresa

Mencionaremos agora algumas estratégias de marketing interno que costumam gerar resultados bastante positivos quando implantadas. Confira:

Canais de comunicação internos

Você já reparou que grande parte das pessoas se engajam nas redes sociais? Então, já pensou na possibilidade de criar uma rede social interna para seus colaboradores?

Através desta rede social os colaboradores poderão interagir uns com os outros, inclusive pessoas de outros setores, áreas e até filiais diferentes. Esta é uma ótima maneira de reforçar a cultura da empresa e os valores da mesma para os colaboradores.

Pesquisa de clima com os funcionários

Quer entender como os profissionais se sentem e o que pode ser melhorado na empresa? Faça uma pesquisa de clima organizacional periodicamente e saiba sempre o que os trabalhadores pensam a respeito da instituição.

Essas pesquisas, que costumam ser anônimas, são ótimas chances para ter um feedback dos profissionais acerca de vários temas, como o ambiente de trabalho, liderança, desenvolvimento, entre outros.

Treinamentos com foco na cultura da empresa

É necessário que se faça um treinamento com todos os colaboradores, incluindo gestores e dirigentes, para que os valores institucionais sejam entendidos e vistos como parte deles mesmos.

Claro que, apenas um treinamento não é suficiente. É necessário estar sempre reforçando estes valores através da comunicação interna e, principalmente de ações que validem a visão da companhia.

É importante ressaltar que a cultura da empresa é formada a longo prazo. Por isso, é preciso criar uma estratégia de endomarketing e dar tempo para que os resultados apareçam.

Programas de integração entre funcionários

Promover a integração entre os colaboradores pode resultar em um trabalho mais produtivo, agradável e fluído. O trabalho em equipe é o combustível para o funcionamento da maioria das empresas.

Além dos comuns happy hours, ou das confraternizações de fim de ano, é possível apostar em algumas alternativas, como grupos de atividades físicas, equipes de campanhas sociais e, até mesmo, games competitivos.

Tudo isso servirá para reforçar o senso de pertencimento e união entre os diferentes setores e colaboradores que, de maneira cotidiana, não teriam contato entre si.

Fornecer uma política de benefícios

Fornecer assistência médica e vale-refeição são o básico de uma política de benefícios, mas ela pode ir muito além. Podem ser oferecidos benefícios tais como, descontos em produtos ou serviços empresariais, incentivo à formação e prática de esportes e folgas, por exemplo.

Essas ações reforçarão o sentimento de importância da equipe para a equipe diretiva. Por isso, é de se esperar que sirva efeitos como a melhora do nível de satisfação e engajamento.

Palestras motivacionais

As palestras motivacionais são muito interessantes para desenvolver aspectos profissionais e pessoais dos colaboradores. Ela pode também incentivar cada um deles a compartilhar as mesmas metas, criando assim uma linguagem interna única.

Esta ação também permite expor a missão e as metas da empresa, apontando o caminho para alcançá-las. É importante que os colaboradores sintam que são importantes e que fazem a diferença para a organização.

Planos de carreira

Toda pessoa que inicia seu trabalho almeja sempre ocupar um cargo maior do que ocupa. Isso traz maior visibilidade, reconhecimento, e por que não, maiores salários e benefícios.  Os planos de carreiras definem o melhor caminho que cada colaborador pode seguir.

A organização deve mostrar o que cada cargo necessita do colaborador que deseja conquistá-lo e qual a expectativa em relação a vaga. Esses programas trazem vantagens para ambos os lados.

Para a empresa, é mais barato promover um profissional que já conhece a cultura da companhia; já para o colaborador, é possível enxergar melhor as perspectivas de crescimento, sabendo quais passos devem ser seguidos para subir de posição.

 As organizações que possuem plano de carreira têm melhor visibilidade e aumentam o interesse de novos talentos em trabalhar nela, além de manter os funcionários sempre com perspectivas de promoções e reconhecimento.

Mas este trabalho é do marketing ou do profissional de recursos humanos? Vejamos no tópico seguinte qual das áreas é responsável pelo endomarketing.

Endomarketing é função do marketing ou do RH?

O setor de RH e o de marketing contribuem de maneira direta na comunicação interna.

O marketing trata do planejamento e elabora soluções para os clientes finais, sendo seu papel mais voltado para produtos ou serviços externos.

Já o setor de RH, além de ter o público interno como foco, pode usar as estratégias do marketing para deixar os funcionários mais engajados. Por isso, o RH é visto como principal responsável pela comunicação interna da empresa.

Resultados de um endomarketing bem feito

Agora que você aprendeu a realizar ações importantes para motivar colaboradores, entenda por que é tão importante implementar o endomarketing no dia a dia da sua organização.

Quando bem executado o endomarketing pode oferecer:

  • Maior produtividade;
  • Desenvolvimento de uma equipe qualificada;
  • Maior engajamento com as necessidades da empresa;
  • Objetivos bem definidos;
  • Inovação constante;
  • Qualidade na execução de tarefas.

Ou seja, com um Marketing interno bem definido, tanto o funcionário quanto a empresa ganham. Isso porque o potencial de crescimento e visibilidade são fatores primordiais.

E esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que as estratégias de endomarketing podem trazer para qualquer tipo de empresa, independente do seu porte e quantidade de funcionários.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender a importância do endomarketing e como começar a implementá-lo na sua organização. Para continuar descobrindo mais sobre ações de recursos humanos, continue no blog de Sesame!

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