Tendências de RH
Entenda como a gamificação contribui para o engajamento e motivação de funcionários
Descubra como utilizar a gamificação para engajar e motivar os seus funcionários nas atividades da empresa. Acesse e tire suas dúvidas!
Tendências de RH
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Isabel García
HR Consultant
3 de maio, 2023
Cada vez mais a gamificação está sendo utilizada como estratégia em empresas, escolas e processos seletivos dos mais diferentes segmentos. Segundo os relatórios de RH, ela contribui para o engajamento e a motivação tanto no trabalho como nos estudos, por exemplo.
Por isso, continue a leitura e entenda como a gamificação contribui para a estratégia das empresas, suas características e alguns cases de sucesso para você se inspirar. Vamos lá!
A gamificação, em termos mais simples, é quando aplicamos estratégias de jogos nas atividades cotidianas, tendo o objetivo de aumentar a participação e engajamento dos colaboradores.
Entretanto, vale ressaltar que o objetivo da gamificação não é entreter, e sim gerar resultado através da motivação e do sistema de recompensas.
E não é novidade que o sentimento de conquista e superação são uns dos motivos que movem o ser humano. Por isso, com a aplicação das estratégias utilizadas em jogos é possível estimular o aprendizado, motivar comportamentos e criar uma sensação de recompensa pelos esforços em atingir os objetivos determinados.
A eficácia da estratégia vem do sentimento de competitividade de cada colaborador em atingir a meta ou objetivo proposto. Por isso, podemos citar alguns benefícios que esse tipo de estratégia pode gerar para os colaboradores e para as empresas:
Melhoria na comunicação tanto da empresa com os funcionários quanto entre os próprios colaboradores.
Estimula a competição saudável no ambiente de trabalho tanto em equipe como individualmente, aumentando a interação da equipe.
Ajuda no engajamento nas atividades do dia a dia e, consequentemente, no aumento da produtividade.
A gamificação também desenvolve alguns soft skills importantes, tais como a criatividade, assertividade, flexibilidade e autoconfiança.
Agora que já vimos o que é gamificação e quais os seus principais elementos, vamos falar sobre como implementar esse processo no dia a dia empresarial.
A gamificação consiste em criar um ambiente semelhante ao cenário de jogos, então você também deve criar uma competição. É necessário que sejam estabelecidas metas e regras para alcançá-las e as respectivas recompensas para os funcionários “vencedores”.
Assim, quanto mais descontraída for a competição, mais saudável e divertida ela será. Os colaboradores podem ser divididos em grupos e devem obedecer a prazos para conclusão das etapas.
Promova a adesão da sua equipe por meio de recompensas desejadas pelos colaboradores, tais como prêmios, promoções por desempenho, recompensas entre outros.
Para que dê certo, a competição deve ser divulgada e estimulada dentro da empresa. Por isso, informe os seus colaboradores por meio de todos os canais disponíveis, como murais, TV corporativa, redes sociais, intranet ou e-mail empresarial.
Sempre devemos estimular a cooperação e o espírito de equipe de forma positiva, pois há o risco de a gamificação deixar de ser um momento saudável e gerar uma competição desenfreada e prejudicial.
Os prêmios ou demais recompensas devem ser fixados preferencialmente para o grupo, para que não acabe acontecendo a competição dentro do mesmo time. Além disso, recompensas coletivas poderão engajar ainda mais os funcionários.
A empresa deve compartilhar os resultados alcançados com todos os colaboradores para que estes se sintam motivados. A empresa deve promover eventos para consagrar e celebrar os vencedores, já que o reconhecimento público aumentará a motivação do grupo e fará com que os colaboradores se sintam ainda mais incentivados.
É importante ter em mente que o objetivo da gamificação não é a simples disputa, mas o engajamento e comprometimento maior dos funcionários no trabalho. Por isso, eles devem ser constantemente orientados e informados sobre o seu desempenho e as melhores formas de elevar o nível de atuação e alcançar as metas estabelecidas.
Veja a seguir algumas dicas de estratégia de gamificação que podem ser colocadas em prática:
Podemos perceber que as atividades rotineiras e repetitivas são extremamente desmotivantes, chegando às vezes até serem desagradáveis. Uma ótima estratégia é a de usar a gamificação para que elas se tornem mais atraentes. Assim elas ficam mais dinâmicas e o colaborador tende a ter uma maior eficácia e produtividade.
Reconheça os esforços dos colaboradores no trabalho de alcance das metas propostas. Dessa forma, eles se sentirão valorizados e prontos a exercer suas atividades com mais afinco.
Se utilizar da gamificação não somente no dia a dia, mas desde o onboarding é uma excelente dica, pois as boas-vindas aos novos funcionários pode ser realizada de uma forma diferente e extrovertida. Assim também o novo colaborador já irá se identificando com o sistema desde sua entrada na empresa.
Estas dicas são valiosas e podem juntar-se a outras tantas que serão definidas de acordo com o segmento da sua empresa.
O feedback é muito importante em qualquer empresa e em qualquer tipo de estratégia aplicada, pois assim é possível verificar o que pode não estar dando certo na estratégia e alterá-la a tempo para que não se tenha prejuízo ou retrabalho.
É importante também para que os colaboradores saibam se estão no caminho certo, e se seus esforços estão alcançando o resultado esperado.
Podemos citar aqui algumas empresas mundialmente conhecidas que utilizam a gamificação e são extremamente bem-sucedidas
Uma das maiores empresas no segmento de aços do mundo, utilizou a gamificação para promover treinamentos em segurança.
O usuário coloca um óculos e realidade virtual que o insere em um pavilhão industrial com máquinas, empilhadeiras e andaimes. Então, ao caminhar ele deve ir identificando situações de riscos e classificar em alto, médio e baixo o grau.
A montadora de carros estava com dificuldades para fazer com que seus colaboradores acessassem o portal da empresa de e-learning. Assim, com a gamificação, disponibilizou jogos com o objetivo de auxiliar as equipes de vendas, assim eles puderam conhecer melhor os novos modelos de carros, financiamentos, tecnologias, entre outros.
A maior rede de supermercados do mundo está treinando seus funcionários com aplicações de realidade virtual. Após o treinamento teórico, os supervisores testam os funcionários em situações práticas, com o objetivo de avaliar o quanto do conteúdo foi assimilado e como será o comportamento em situações reais.
Então, agora que você já conhece o que é gamificação e como ela pode ajudar no alcance das metas de sua empresa, que tal colocar seu aprendizado em prática? Para continuar descobrindo dicar de RH, siga no blog de Sesame!