Gestão

Tudo sobre organização empresarial

Você sabe o que é organização empresarial? Confira este artigo que te explica tudo que você precisa saber sobre este importante tema.

consultor

Precisa de ajuda?

Marcos Lopez

HR Consultant

tudo sobre organização empresarial

17 de novembro, 2022

Sobretudo, devemos ter em mente que antes que uma empresa possa ser iniciada, os gestores devem entender por completo a maneira como a empresa será organizada. Por isso, convém saber mais sobre organização empresarial antes de tudo.

Assim, existem vários tipos de organizações empresariais e organogramas. Abaixo, vamos conhecê-los de forma detalhada.

O que é organização empresarial?

A organização empresarial consiste em dar uma ordem correta a todos os recursos de uma empresa. Além disso, será definido um plano de ação para atingir as metas estabelecidas na empresa. Deve-se notar que nenhum trabalho administrativo e de gestão pode ser realizado se um plano organizacional não for determinado de maneira prévia.

Tal plano deve buscar estabelecer as bases para o bom funcionamento da empresa e para os elementos restantes a elas associados. Um exemplo disso pode ser gestão da qualidade, controle de riscos ou recursos humanos, entre outros.

A capacidade das empresas de mostrar sua ideia de negócio e entender por inteiro sobre seus objetivos expostos em todos os tipos de organizações empresariais. Mesmo a estrutura selecionada dependerá do cumprimento de sua ideia essencial.

Em outras palavras, podemos dizer que os tipos de organizações empresariais são as diferentes maneiras pelas quais uma empresa pode se apresentar.

Nesse mesmo sentido, dependendo das metas desejadas, do setor em que atuam, do seu tamanho ou da sua forma legal, essas empresas devem ser classificadas em diferentes tipos.

Classificação de organizações empresariais

Dependendo do tamanho da empresa e outros fatores determinantes, existem múltiplos modelos ou classificações de organização de empresas. A seguir, os mais importantes:

De acordo com seu mercado

  • Setor primário. Uma organização dedicada à extração de matérias-primas.
  • Setor secundário. A tarefa dessas empresas é transformar as matérias-primas extraídas pelas empresas do setor primário.
  • Setor terciário. Essas empresas oferecem serviços em todos os tipos de áreas, desde alimentos até desenvolvimento tecnológico.

De acordo com seu tamanho

  • Microempresas. Essas organizações não têm mais que 10 funcionários.
  • Pequeno negócio. Eles têm um mínimo de 11 e um máximo de 49 funcionários.
  • Empresas de médio porte. Essas empresas têm entre 50 e 250 funcionários.
  • Grande empresa. Essas empresas têm 251 funcionários ou mais.

Dependendo da origem de seu capital

  • Empresa pública. Esse tipo de organização depende do investimento público fornecido por entidades locais, regionais ou nacionais.
  • Empresa privada. Seu capital é fornecido por indivíduos privados.
  • Empresa mista. Seu capital vem da contribuição do Estado, embora esse capital também possa ser contribuído por particulares.

Qual é a importância dos tipos de organização empresarial?

  • Simplificando processos. Todos os envolvidos conhecem seu verdadeiro papel, por isso otimizam e aceleram todos os processos produtivos da empresa.
  • Métodos de trabalho corretos. Em outras palavras, eles fornecem os métodos para o desempenho correto de tarefas ou atividades.
  • Posições claras. Ou seja, todos os indivíduos que fazem parte da empresa sabem quais são seus cargos, responsabilidades e funções.
  • Otimização de recursos. Os recursos são otimizados de forma exponencial, como mencionado acima.
  • Redução de custos. Implementar vários métodos de trabalho ideais e ágeis reduz os custos.

Em suma, os tipos de organizações empresariais são as diferentes maneiras pelas quais uma empresa pode se apresentar. Devemos ter em mente que isso dependerá de muitos fatores e características que tal empresa apresenta.

Para isso, você pode se orientar melhor através deste artigo e definir um tipo adequado de organização empresarial. Aliás, para auxiliar com a organização da sua empresa, não há ferramenta melhor do que as soluções oferecidas por Sesame HR.

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (77 votos)
+ posts