Salários e remunerações

Vale-refeição: como oferecer um benefício justo e atrativo para colaboradores

Você sabe como funciona a implementação do vale-refeição na empresa? Acesse nosso blog e saiba o passo a passo para oferecer esse benefício!

consultor

Precisa de ajuda?

Marcos Lopez

HR Consultant

Vale-refeição: como oferecer um benefício justo e atrativo para colaboradores

17 de maio, 2023

Hoje em dia, não é apenas por um bom salário que os profissionais buscam, mas também por bons benefícios. Por isso, cada vez mais as empresas buscam inovar nesse quesito, porém, existem alguns que são básicos em praticamente todos os cargos: o vale-refeição.

Podemos dizer que vale-refeição é um benefício corporativo que as empresas oferecem a seus colaboradores com a função de complementar o seu salário, sendo disponibilizado para que o trabalhador realize as suas refeições ao longo da jornada de trabalho.

Para saber mais sobre esse benefício, continue a leitura para descobrir tudo sobre ele e como fazer a correta gestão dos documentos necessários para implementar!

A importância de oferecer um benefício de vale-refeição para os colaboradores

Dissemos anteriormente que o vale-alimentação é um benefício corporativo. Vejamos o que isso significa na prática.

Os benefícios corporativos são um conjunto de vantagens que as empresas podem oferecer aos colaboradores além do salário. Existem incentivos corporativos que são obrigatórios, ou seja, são direitos de todos os trabalhadores. Esse é o caso, por exemplo, do 13º salário e do vale-transporte.

Existem benefícios corporativos que não são obrigatórios, mas podem ser oferecidos pelas empresas. Esse é o caso, do vale-refeição e vale-alimentação. Apesar de trazerem vantagens tanto para o colaborador quanto para a organização, esses benefícios não são uma obrigação da empresa, podendo ou não ser oferecidos. Por isso, são conhecidos também como benefícios supletivos.

Segundo o artigo 457 da CLT, se o empregador estiver de acordo com as regras do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), ele não considera o vale-alimentação como parte do salário. Sendo assim, o empregador pode suspender ou retirar esse benefício a qualquer momento.

Benefícios de oferecer o VR

Os benefícios podem representar um grande incentivo para que os colaboradores permaneçam na empresa e trabalhem com mais afinco.

Além disso, os benefícios ajudam a atrair e reter talentos, o que é muito importante para o sucesso de qualquer negócio. Ainda, oferecer o vale-refeição para os colaboradores também demonstra que a empresa se preocupa com o bem-estar deles e está disposta a investir em seu crescimento.

Além de auxiliar na alimentação dos funcionários, o benefício refeição conta com outras vantagens para o empregador e para o pessoal contratado. O time fica mais motivado e a empresa passa a ter um diferencial de mercado em cenários de contratação e retenção de talentos.

Como definir o valor justo para o vale-refeição?

A melhor maneira de se definir um valor justo do vale-refeição para ofertar aos trabalhadores é realizando uma pesquisa de mercado. Assim, é possível entender os valores praticados na região em que o trabalhador exerce suas atividades, bem como em empresas do mesmo setor.

Também é importante verificar se a convenção coletiva do sindicato estabelece algum valor pré-determinado para a categoria que receberá a ajuda de custo, a fim de determinar o valor do vale-refeição sem causar problemas sindicais.

Como escolher a empresa fornecedora do vale-refeição e garantir a qualidade dos serviços?

Para que se faça uma escolha eficiente na hora da contratação de uma empresa para o fornecimento do vale-alimentação, é necessário realizar uma pesquisa para saber a idoneidade e os serviços prestados por ela.

Além disso, um outro ponto muito importante a ser levado em conta é o valor da taxa que ela cobra para a prestação do serviço.

Para os colaboradores, a maior vantagem é a empresa que possui uma quantidade maior de estabelecimentos credenciados, abrindo assim uma gama maior de locais que eles podem frequentar.

E para te ajudar nessa escolha, separamos algumas perguntas-chave para que se possa escolher da melhor forma a empresa a ser contratada:

  • A empresa dispõe de uma rede de atendimento ampla?
  • Existe um suporte onde os funcionários possam ser atendidos?
  • O sistema utilizado é seguro?
  • O sistema de gestão, para agendamentos, pagamentos e relatórios, é todo online?
  • A empresa contará com algum tipo de desconto ou isenção de taxas ou tarifas ao utilizar os serviços da empresa?

Estas são algumas das questões que devem ser respondidas para que se tenha maior segurança na contratação dos serviços de vale-refeição.

Como orientar os colaboradores sobre o uso adequado do vale-refeição e esclarecer dúvidas frequentes?

Para o esclarecimento de dúvidas referente ao vale-refeição, o funcionário deverá contar com o apoio do setor de RH da empresa.

Assim, o setor de recursos humanos poderá auxiliá-los quanto ao valor a ser fornecido, a data de recebimento, além de ser uma ponte entre o colaborador e a empresa responsável pela prestação de serviços.

Desafios na implantação do vale-refeição e como acompanhar sua efetividade

Confira algumas dicas que o Sesame preparou para te ajudar na implementação do benefício de vale-refeição:

Faça o cadastro no PAT

As empresas que entram no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e aderem ao regime de Lucro Real, podem deduzir até 4% de Imposto de Renda com a concessão do benefício. Esse programa foi uma iniciativa governamental para estimular que as companhias cuidem da alimentação dos seus empregados.

Para realizar o cadastro é só entrar no site da Secretaria de Trabalho e preencher o formulário de registro. Porém, se a empresa optar por não aderir ao PAT, ela deve recolher os tributos juntamente ao FGTS e ao INSS.

Calcule o valor do benefício

O segundo passo é definir o valor que cada colaborador receberá por mês. Por lei esse benefício não pode ultrapassar 20% do salário. Por outro lado, pelas regras do PAT, a empresa pode descontar até 20% do valor diretamente no pagamento do funcionário.

Escolha a empresa responsável pelo cartão

O mais recomendado é procurar uma empresa que faça a gestão do vale-refeição, o que inclui emitir o cartão e fazer a recarga do saldo.

Registre os funcionários

Faça uma lista dos colaboradores que receberão o benefício e cadastre sua empresa e os beneficiários no site da fornecedora.

Distribua os cartões

Com os cartões em mãos, faça a entrega aos colaboradores. Mas lembre-se de pedir a assinatura nesse momento para garantir que todos receberam.

Agora que você já conhece as vantagens e sabe como implantar esse vantajoso benefício, se a sua empresa ainda não oferece aos seus funcionários, que tal começar a oferecer?

Para seguir descobrindo insights do setor de recursos humanos no Brasil, siga no blog de Sesame e fique atualizado com as últimas novidades do setor.

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (87 votos)
+ posts

Agregue valor à sua empresa e transforme o gerenciamento de RH em uma tarefa ágil e simplificada.